Departamento celebra dia do
profissional com evento sobre avanços e perspectivas na academia
Por Anna Vale e Germano Freitas
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Fonte: Facebook/Universitur |
Comemorado no dia 27 de setembro, o
dia do turismo e do turismólogo é lembrado, na Universidade Federal do Rio
Grande do Norte, pela Semana de Turismo, promovida pelo Centro de Ciências
Sociais Aplicadas (CCSA), em parceria com a Coordenação (Coortur) e o
Departamento de Turismo (Detur) e a Empresa Júnior de Turismo (Universitur),
que chega à sua décima terceira edição este ano com o tema “Avanços e
Perspectivas dos Cursos de Turismo no Brasil”.
O tema, escolhido pelo corpo docente
do curso, propõe a análise do ensino da área tanto no ambiente específico da
UFRN, quanto nos âmbitos nacional e internacional. Sua escolha busca integrar a
celebração dos 20 anos do curso de turismo na UFRN, permitindo observar a
evolução da graduação e pós-graduação de uma área relativamente nova. “Como o
curso de turismo da UFRN é um dos mais sólidos e destacados em todo o Brasil,
achamos interessante que essa discussão acontecesse aqui conosco”, opina o
coordenador do curso, Michel Vieira.
A programação foi montada de forma
que melhor representasse a discussão da evolução dos cursos de turismo no
Brasil, trazendo como primeira conferencista a Dra. Mirian Rejowski, professora
da Universidade de São Paulo (USP), cujo objeto de pesquisa é justamente o
ensino e pesquisa do turismo no país; o segundo conferencista, John Tribe da
Universidade de Surrey e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da
UFRN, traz uma visão internacional, principalmente européia, do ensino do
turismo, fazendo uma ponte com a realidade brasileira da área.
Os demais convidados que compõem a
programação foram escolhidos de forma a complementar a ideia de evolução,
estando entre eles egressos do curso e um professor do Instituto Metrópole
Digital, abordando questões como a inserção e perfil do profissional no mercado
hoteleiro; o alinhamento entre universidade e mercado; e desenvolvimentos de
destinos turísticos. Além das seis conferências principais, a Semana de Turismo
oferece minicursos, mesas redondas e oficinas, além de apresentações de
trabalhos acadêmicos divididos em dois grupos: “gestão de turismo” e
“planejamento e organização do turismo”. A programação completa está disponível
no link do projeto de extensão.
A organização do evento se dá por
meio de uma parceria entre a coordenação do curso e a Empresa Júnior, a
Universitur. Uma das empresas juniores mais antigas da UFRN, foi da Universitur
que, em 2010, partiu a iniciativa de retomar com regularidade a Semana de
Turismo que, até então, havia sido realizada de forma esporádica. “Foram eles
que abraçaram o evento e, aos poucos, o curso e a coordenação foram se
envolvendo”, relata Leilianne Barreto, chefe do departamento de Turismo e
professora-tutora da empresa. Desde então, sua participação na organização do
evento se tornou tradição, de modo a seus participantes estarem envolvidos em
todo o processo: desde as primeiras reuniões de discussão do tema à submissão
da Semana como projeto de extensão, além de serem responsáveis por toda a parte
operacional do evento. A única área da qual ficam de fora, por serem alunos, é
a científica que fica a cargo do corpo discente do curso, explica o coordenador
do curso.
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Edição passada da Semana de Turismo (Fonte: Reprodução/SIGAA) |
José Matheus Silva, 19 anos,
responsável pela organização do evento dentro da Universitur, clarifica que,
apesar da empresa se especializar em eventos acadêmicos, a Semana de Turismo
difere dos projetos usualmente realizados por eles no ponto de vista estratégico,
uma vez que não está nas mãos da empresa, e sim dos professores. “Essa é a
diferença, lidamos muito mais com o estratégico, nos nossos eventos, do que só
com o operacional, como é o caso da Semana de Turismo”.
É a empresa que busca patrocínios e
parcerias para o evento; faz a seleção e distribuição de material para os
participantes; lida com a logística de espaço e decoração para o coffee break e administra as inscrições,
tanto na Semana, quanto no pós-evento – sendo que, por ser o realizador do último,
recebe também os pagamentos para o mesmo. Nos dias do evento, os vinte membros
da Universitur atuam ainda como monitores, gerenciando listas de presença e
credenciamento, além de realizarem toda a assessoria da recepção e cerimonial
do evento.
A viabilização de serviços, trabalhos
e ações operacionais por parte da Universitur, em uma espécie de terceirização,
facilita a coordenação da parte científica/estratégica do evento, uma vez que a
equipe já tem o know-how necessário e
trabalha na área de organização de eventos.
Apesar da atuação de alunos na
organização da Semana ser limitada aos integrantes da empresa júnior, outros
alunos têm a possibilidade de participar como ouvintes do evento; submeter
trabalhos para apresentação ou inscreverem-se para participar de minicursos e
oficinas. Professores também participam de forma ativa, mediando mesas
redondas; avaliando trabalhos enviados; coordenando grupos de trabalho;
ministrando minicursos ou oficinas.
O evento é direcionado à comunidade
acadêmica do curso de turismo, mas a programação tende a atrair também, uma
pequena demanda de outras instituições. A expectativa para esse, explica
Leilianne, é de 130 pessoas; uma baixa das 150 pessoas que compareceram no ano
anterior, apenas “em função do espaço físico que nós temos a nossa disposição”.
Aluno do quarto período do curso,
José Matheus participou da última Semana de Turismo como aluno, sem
envolvimento na organização, e aponta a importância do evento para movimentar o
Departamento de Turismo, estimulando participação e interatividade entre alunos
e professores. Exemplifica ainda, seu papel em apresentar ao aluno as várias
possibilidades de carreira a serem exercidas pelo turismólogo: “para muitas
pessoas pode ser um divisor de águas, porque é uma área que é muito ampla. [A
semana] é essencial para somar conhecimento”.
20 anos do curso de Turismo na UFRN
Idealizado em 1996, com a expansão do
mercado turístico brasileiro do Sudeste para o Nordeste e subsequente febre de
cursos na região, o curso de Turismo da UFRN, vinculado ao Departamento de
Administração, teve sua primeira turma em 1997, contando inicialmente com
apenas 30 vagas e professores “emprestados” de outros departamentos. Em 1999,
foi criada a Universitur, uma das primeiras empresas juniores da UFRN, “fundamental
para proporcionar a prática da atividade para os alunos” dada a característica
teórica das aulas ministradas, justifica Leilianne Barreto.
Por volta de 2004, o curso passou a
ter maior importância dentro do departamento, conquistando maior espaço e com
isso, maior volume de concursos específicos para a área, tendo especialistas
assumirem disciplinas anteriormente ministradas por professores “emprestados”.
Criado em 2007, o Programa de
Pós-Graduação em Turismo (PPGTur) da UFRN foi o primeiro da área na rede
pública do país, que hoje conta com os cursos de Mestrado e Doutorado. “Em
2014, nós criamos o Doutorado, sendo mais uma vez pioneiros com o primeiro
Doutorado público em Turismo do Brasil, e formamos o primeiro Doutor que fui
eu”, declara Michel Vieira, formado no último mês de março.
Em 2010, houve a desvinculação do
curso do Departamento de Administração, e criação de um Departamento de
Turismo. “Foi uma vitória muito grande, porque para expandir, para crescer e
nos consolidarmos, precisávamos do nosso próprio departamento”, adiciona
Michel.
Tanto a chefe do Departamento de
Turismo, quanto o atual coordenador do curso são egressos da UFRN. Graduada em
2005, Leilianne Barreto, que acompanhou os últimos quinze anos do curso,
primeiro como aluna, e os últimos sete como professora, expressa satisfação e
otimismo com a evolução e o vigor do curso. “Ainda tem muita coisa para
avançar, muitos caminhos a serem trilhados, muita coisa para crescer e
melhorar, mas é satisfatório perceber que o curso não está estável, não está no
comodismo da linearidade. Percebe-se que ano a ano, a situação está
melhorando.”
Michel Vieira, graduado em 2003,
expressa felicidade em relação ao progresso alcançado pelo curso, comparado com
a sua época, destacando as dificuldades de ordem estrutural de um curso que
ainda se encontrava em processo de formação. “Ao olhar para aquela época e para
agora, é uma evolução muito grande”, afirma.
O coordenador é o responsável por um
documentário sobre a trajetória do curso e as perspectivas para o futuro, a ser
exibido no primeiro dia da Semana de Turismo, para comemorar a data importante.
Foram cerca de seis horas de entrevistas coletadas entre ex-gestores,
servidores e egressos, com o objetivo de entender como era o curso, o que pensam
sobre ele e como foram suas experiências, além dos seus marcos históricos.
“Fomos muito honestos em tentar buscar as pessoas que tenham uma contribuição
histórica para o curso e convidamos todos os professores atuais a falar”,
confessa Michel.
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Day Use - Pós-evento é realizado pela empresa júnior do curso, Universitur (Fonte: Facebook/Universitur |
As inscrições para a XIII Semana de
Turismo devem ser feitas através da plataforma SIGAA, na aba “Extensão”, ao
selecionar a opção “Eventos”. Para efetivar a inscrição, deve ser paga a taxa
de 25 reais até o dia 22 de setembro, o valor sendo modificado para 35 reais a
partir do dia 23. O evento ocorre de 27 de setembro (dia do turismo e do
turismólogo) à 29 no Auditório do Centro de Educação, ocorrendo um pós-evento
no Hotel Vale do Mar. Aqueles que desejam participar da tarde de lazer,
oferecida pela Universitur, devem pagar o valor adicional de 20 reais, direto
com a empresa júnior, havendo a opção “casadinha” de 40 reais pelo pacote
científico mais a tarde de lazer.
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