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Cannes Lions Road Show

*Por Paulo Prado


Cannes Lions Road Show (Foto: Paulo Prado/Caderno de Pauta)


O Cannes Lions Road Show, evento promovido pelo sindicato das agências de propaganda do Rio Grande do Norte, trouxe à Natal os cases mais premiados e criativos no evento de Cannes, que aconteceu na cidade de mesmo nome em junho deste ano. O evento oficial foi apresentado pelo diretor superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Alexis Pagliarini.

O evento, que procurou entusiasmar a criatividade dos profissionais presentes, sendo uma grande parcela formada por estudantes, foi aberto com os principais cases brasileiros que garantiram o sucesso do país no evento.

A campanha  “Tagwords”, da Agência Africa para Budweiser (AB Inbev), consagrou-se ao estabelecer uma intima relação da cerveja com a história da música ao incentivar a busca por fotos, registradas no Backstage dos shows, onde os astros carregam consigo uma Budweiser, bastando usar as palavras chaves nos mecanismos de busca. A companhia trouxe para o Brasil o terceiro Grand Prix, além de dois leões de ouro e quatro leões de prata. 


Essa Coca é Fanta. E daí?”, foi o tema da campanha realizada pela Agência David São Paulo para a Coca-Cola. A expressão, que foi e ainda é usada como uma conotação homofóbica no Brasil, ganhou uma nova roupagem no case da Coca-Cola ao se estabelecer como uma mensagem a favor a diversidade. Ela mudou a forma de se ver a expressão ao construir uma linha de pensamento que gira em torno de que as pessoas podem ser quem e como quiserem.

A Coca-Cola dá um grande passo a favor da diversidade com bastante ousadia. Alexis Pagliarini discorreu sobre a importância dessa campanha no atual cenário social brasileiro e da coragem da empresa em apoiar o movimento LGBT+, já que esta possui uma variedade bastante extensa de consumidores. O case ganhou três leões de ouro, dois leões de prata e 2 leões de bronze.


Outro case de bastante sucesso foi o “Detector de corrupção”, da Agência Grey para o Reclame Aqui. A campanha se estabelece sobre a ideia de que ninguém é capaz de fazer escolhas se não tiver informações suficientes para uma avaliação adequada. Pensando nisso, a empresa lançou o aplicativo de reconhecimento facial político, o "detector de corrupção".

O aplicativo oferece uma base de dados com informações oficiais e públicas sobre o histórico judicial de políticos, que estão espalhadas nas diversas instâncias como STJ, STF, TJs, TRFs. Além disso, ele também identifica os políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos nos últimos 8 anos.


Além das campanhas brasileiras, que colocaram o Brasil no terceiro lugar mundial como potência criativa, o superintendente da Fenapro apresentou cases internacionais bastante inspiradores. Uma das campanhas apresentadas foi a “The Trash Isles”.

O projeto foi realizado pela agência britânica AMVBBDO para a ONG canadense Plastic Oceans Foundation. Com o tom de sátira, a campanha reconhece a Ilha de Lixo como o 196º país do mundo. Foi criada toda uma identidade visual, da bandeira à moeda, que foi denominada “detrito”.

A Ilha de Lixo se localiza no Oceano Pacífico e é formada por 1,6 milhão de metros quadrados de detritos e 79 mil toneladas de plástico. O tamanho é equivalente a duas vezes a área da França.


O Cannes Lions Road Show trouxe para o mercado publicitário de natal uma perspectiva de incentivo para os publicitários já ingressados no mercado e os que estão na academia. Influencia ver a publicidade e a propaganda não só como uma forma de vender um produto, mas adentra em uma perspectiva social oferecendo valores morais, emoção, empatia, afeto e criatividade aos comunicólogos potiguares.

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