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Oficina da 1ª semana de jornalismo expõe pontos chave sobre área de Assessoria de Comunicação

Experiencias profissionais da assessoria de comunicação do IFRN servem de plano de fundo para discussão a comunicação no setor público

Por Thayane Guimarães

Foto: Renata Duarte
Nesta quinta-feira (11), como parte da programação da 1ª Semana de Jornalismo, ocorreu a oficina “Assessoria de Comunicação no Setor Público” ministrada pela Chefe do departamento de Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Maria Clara Bezerra. Trazendo experiências profissionais de seis anos na comunicação institucional do órgão, abordou diversas questões sobre a atuação na área de comunicação e seu papel primordial para entidades que querem se estabelecer tanto na sociedade como no mercado, bem como dicas sobre comunicação de crise.

A Assessoria de Comunicação atua estabelecendo uma ligação de uma entidade (indivíduo ou instituição, seja ela pública ou privada) e o público (sociedade exposta à mídia). Ela subdivide-se nos setores de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Marketing, que estão interligados e trabalham em conjunto.

Assessorar diz respeito ao gerenciamento de informações internas à entidade em função do interesse público e da responsabilidade social da instituição para com a sociedade. Uma empresa, independente do seu setor de atuação, tem uma missão e função dentro de sua comunidade, e o objetivo principal da assessoria é fazer com que os princípios e essências ultrapassem o público interno, gerem repercussões externas e transformem realidades.

Maria Clara Bezerra. Foto: Renata Duarte
Fazendo parte de um circuito de exposições na comunidade interna do IFRN sobre a importância da comunicação para a solidificação da marca na comunidade, a oficina é uma integração das atividades promovidas pelo IF e UFRN. “A oficina casou legal com esse momento vivido na instituição. Estamos trabalhando na divulgação da ideia da comunicação como algo integrado e essencial ao setor público, promovendo a unidade e reforço da marca do IF. Levamos essa oficina para a Escola de Dirigentes, aos campi de João Câmara e Lages, e a intenção é levar para todos os outros”.

Ao todo são cerca de 30 mil alunos, distribuídos por 21 campi do IFRN em todas as regiões do estado, oferecendo 109 cursos de níveis médio e superior, nas modalidades presencial e à distância.  Isso tudo sob os cuidados de uma equipe de 9 profissionais trabalhando em conjunto na comunicação e assessoria, gerenciando as páginas de cada campi, uma página institucional englobando todo o RN, bem como as redes sociais oficiais da instituição.

Visite o site institucional e saiba um pouco mais sobre o IFRN http://portal.ifrn.edu.br/

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