Recentes

BECO DA LAMA: palco da boemia, cultura e gastronomia da capital potiguar


POR ANDRÉA FORTUNA, CARLOS SATURNINO, RODRIGO SANTOS E SÁVIO SANTOS

Localizado no bairro da Cidade Alta, na capital potiguar, o Beco da Lama é um lugar conhecido dos natalenses e dos frequentadores de um dos mais antigos bairros da cidade. Em outros tempos, a avenida Rio Branco e a rua Vigário Bartolomeu abrigavam grandes casarões da classe média e da elite natalense; entre essas duas ruas paralelas, nascia ali o “beco da lama”, um pequeno beco de serviço que dava acesso ao fundo dos casarões desses dois importantes logradouros. As pessoas que trabalhavam nessas residências utilizavam o beco (oficialmente, rua Vaz Gondim) tanto para acesso ao trabalho, como para dispensa de lixo e de água servida, água essa que escorria entre as sarjetas da rua até um canto mais baixo da cidade, daí a “lama” do “beco”.
(Foto: Rodrigo Santos/ Caderno de Pauta)
(Foto: Andréa Fortuna/ Caderno de Pauta)

Hoje, o Beco da Lama é um local plural. De dia, funciona como uma ruela comum do centro da cidade, com diversos tipos de comércios, em sua maioria sebos e restaurantes, além de bares e vendedores camelôs e ambulantes. Durante a noite, salvo alguns dias da semana, o beco ganha sua cara de carnaval e suas vestes de boemia, mais precisamente nas redondezas do bar da Nazaré e do bar da Meladinha, onde grupos de samba, trios de forró e DJ´s dando forma de festa ao antigo beco natalense.


(Foto: Andréa Fortuna/ Caderno de Pauta)
(Foto:  Andréa Fortuna/ Caderno de Pauta)
Recentemente, o beco passou por uma revitalização estética, realizada pela prefeitura municipal em parcerias com artistas locais, sob o comando de “Dicesarlove”, artista paulistano famoso por suas intervenções no Beco do Batman na cidade de São Paulo. Paredes pintadas, algumas artes e gráficos impressionantes ilustraram o folclore e a cultura brasileira nas paredes do lugar, dando uma rejuvenescida no local que entre altos e baixos vem construindo sua história dentro dessa cidade tão diversa.


(Foto: Andréa Fortuna/Caderno de Pauta)
(Foto: Andréa Fortuna/Caderno de Pauta)

Berço da música potiguar, o beco conta ainda com diversas atrações culturais diariamente, como a tradicional roda de samba, que acontece todas as quintas-feiras há doze anos, organizada por dona Nazaré, proprietária do famoso bar da Nazaré. A novidade fica por parte das atrações e eventos realizados pela atual gestão municipal, que realiza aos sábados, junto aos comerciantes da região, o projeto “Viva o Centro”. Além disso, produtores independentes e DJ’s promovem também o “Sabadaço” e o “SounDJ”, eventos que trazem ao beco o público mais jovem e descolado da capital, por contarem com atrações de funk e música eletrônica.


(Foto: Andréa Fortuna/Caderno de Pauta)
Dentre os eventos que o Beco da Lama sediou em 2019, destacamos o Festival da Meladinha, evento idealizado pelo produtor cultural Marcelo Veni em parceria com Neide, do Bar da Meladinha, que ocorreu no mês de novembro. Além da Meladinha, o festival também contou com a parceria de 14 outros bares, que incrementaram o evento com uma diversidade de sabores e petiscos próprios da comida de boteco. Foram 03 sábados de pura cultura e diversão, com shows musicais, gastronomia e muita descontração.




Nenhum comentário