Recentes

Novembro azul: um mês de intensificação em combate ao câncer de próstata

Diariamente, 42 homens morrem por causa da doença
POR GUILHERME OLIVEIRA


Todos os anos, o mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. O movimento surgiu em 2003 na Austrália, por iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os dois incentivaram outros homens a deixarem seus bigodes crescerem, e associaram o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente ao combate contra o câncer de próstata. O Movember, como foi chamado, usou das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, para dar início à campanha. Hoje, a ação acontece em nível mundial.

Este é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, sendo também a segunda maior causa de mortes entre eles no país, com o número de óbitos chegando a mais de 14 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O câncer de próstata se caracteriza pelo surgimento de um tumor que lesiona a próstata, uma glândula que se encontra abaixo da bexiga. A campanha intitulada de Novembro Azul, surge como um meio de alertar os homens acerca dessa enfermidade, e dos cuidado que devem ser tomados no combate à doença e com a saúde em geral.

Como causa de repulsa, o toque retal é um importante exame para a identificação da doença, porém, ainda é um tabu entre os homens. Apesar de ser um exame indolor e que não causa nenhum problema ou reação ao paciente, muitos ainda o veem de maneira preconceituosa. Sendo assim, um dos objetivos da campanha é a quebra do preconceito masculino quanto ao indispensável exame, além de incentivá-los a buscar a ajuda médica.

Fatores de risco

A doença não escolhe sua vítima, logo é preciso que todos se cuidem, com atenção especial a aqueles que já possuem ocorrências em seu histórico familiar: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos. Homens que se encontram em condições corporais de obesidade e sobrepeso também estão mais propensos, assim como aqueles acima de 55 anos.

Sintomas e Diagnóstico

O câncer de próstata, na maioria dos casos, se desenvolve de maneira lenta e assintomática. Entretanto, também existem outros casos onde é possível que haja um rápido crescimento, podendo o câncer se espalhar para além do seu local de origem, ocorrendo assim uma metástase, na qual outros órgãos são afetados, levando até a morte. A doença só é, de fato confirmada após a realização de uma biópsia por parte de um médico ou cirurgião-dentista habilitado. Dessa forma, é necessário atentar-se para os sintomas que poderão se apresentar, tais como: Dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, diminuição no jato da urina e inflamação na próstata, também chamada de Prostatite. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma irregularidade no exame do toque retal ou no nível do Antígeno Prostático Específico (PSA), proteína produzida pela próstata. Os exames são voltados para homens a partir dos 45 anos de idade, fase considerada de atenção, porém, não ainda de risco.

Tratamento

Em caso do câncer ser detectado a partir dos exames realizados, a escolha pela maneira de tratá-lo, vai depender de cada caso, levando em consideração o estágio da doença, os benefícios e os riscos levados ao paciente. Cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal são algumas das diferentes formas de buscar a cura.

Formas de prevenção

Para não precisar chegar ao tratamento, é importante a prevenção. A fim disso, ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas regularmente, manter o peso ideal e não consumir bebidas alcoólicas nem cigarros podem reduzir drasticamente as chances do desenvolvimento do câncer, sem contar outras enfermidades e complicações. Além disso, as consultas preventivas são essenciais. O exames do toque retal e a análise do PSA são recomendados a serem feitos um vez por ano, por homens a partir dos 45 anos de idade.


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que, no ano de 2018, surgiriam 68.220 novos casos da doença. A cada campanha realizada, há também como propósito, por parte dos que promovem e participam de cada ação, a diminuição do número de novos diagnósticos, bem como uma melhor divulgação e esclarecimentos das informações. Muitos ainda se encontram desinformados sobre o assunto e, portanto, vulneráveis.


Embora estejam faltando poucos dias para o fim do mês de novembro, a ação de prevenir e conscientizar sobre o câncer de próstata deve ser feita durante todo o ano, assim como as outras doenças que possuem um mês de destaque. Elas não escolhem dia nem mês para se manifestarem. Dessa forma, a melhor opção é prevenir ao contrário de apenas remediar, buscando uma boa saúde e viver bem.

Nenhum comentário