Recentes

Campus Party faz de Natal palco de debates sobre desenvolvimento tecnológico pelo segundo ano consecutivo

Evento acontece dos dias 16 a 18 de agosto no Centro de Convenções com o tema “Tecnologia para Transformação”


POR EQUIPE GRUPERT

Marcos Pontes, primeiro e único astronauta brasileiro, foi um dos grandes convidados da primeira edição em 2018. Foto: Divulção/Assessoria Campus Party. 
Natal está finalmente pronta para receber o Gandalf dançante e os gritos de campuseiros animados na Campus Party Jerimum 2.0. A maior feira de  desenvolvimento social, tecnológico e econômico do mundo agita a cidade do sol de 16 a 18 de agosto, no Centro de Convenções. O tema “Tecnologia para Transformação”  traz na programação palestras, dinâmicas, bate-papos, exposições e muito mais, com temáticas de empreendedorismo, programação, inovação, marketing digital, games, entretenimento e outros. 


Em 2018, a primeira edição da CP se consagrou como um dos maiores eventos tecnológicos do Rio Grande do Norte, com três dias de agenda vinte e quatro horas. O foco principal foi a tecnologia aeroespacial, que trouxe convidados internacionais de instituições como a NASA e abordou a relevância e o protagonismo do território potiguar na área de pesquisa. Os games também estiveram presentes, com inovações de grande importância social desenvolvidas em solo potiguar, como o jogo Super K, criado para ser utilizado com crianças em tratamento contra o câncer. Outras atrações de entretenimento, como o campeonato de UTC dos humoristas do canal Castro Brothers, mantiveram os visitantes à beira dos palcos durante as 72 horas. 


A Campus Party é um espaço dedicado àqueles que procuram imersão completa. Para isso, funciona como um sistema de camping para os que não querem perder um minuto de evento. Dezenas de campuseiros de todo os lugares do estado e do Nordeste trazem suas mochilas para passar o fim de semana logados na atmosfera digital. Na segunda edição, os campistas poderão aproveitar workshops de programação, palestras sobre tecnologia em diversas áreas, como saúde, educação, empreendedorismo e outras, com convidados especialistas nas áreas, além do acesso à internet durante todo o evento. 


Ainda há o Open Campus, destinada a visitantes e curiosos que querem curtir a programação gratuita da CP. Assim como no ano anterior, o espaço contará com atrações dedicadas ao empreendedorismo, educação, entretenimento, além dos universos de drones e games. Diferente da área interna, a aberta ao público funcionará das 12h às 21h. 



Projeto Include 


Em 2019, a Campus Party traz não só um evento, mais um incremento importante na educação pública do estado. Desenvolvido pelo Instituto Campus Party, o Projeto Include chega à região metropolitana de Natal com dois novos laboratórios tecnológicos destinados a crianças e adolescentes de 10 a 18 anos.  O primeiro deles será inaugurado na sexta-feira (16), às 16h, na Escola Municipal Emértio Nesto Lima em Parnamirim; o segundo será no sábado (17), às 10h, no Sesc de Potilândia da capital. 

Em Parnamirim, o projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura, o SEBRAE, MCI, TRON Ensino de Robótica Educativa, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Núcleo - Integrando Tecnologias. Já em Natal, ele possui uma parceria adicional, o patrocínio do Sicoob, e terá uma estrutura que proporcionará acesso às tecnologias e aulas com temas tão atuais como domótica (casas inteligentes), robótica aplicada a mobilidade, sensores, drones, realidade virtual, modelagem e impressão 3D.

Os laboratórios Include incentivam a educação tecnológica às gerações mais novas, impulsionam a curiosidade sobre tecnologia, preparando no presente os profissionais do futuro e propiciando o desenvolvimento da área no Rio Grande do Norte. Serão promovidos o ensino da robótica, com material didático exclusivo, garantindo acesso à informação de qualidade e desenvolvimento de habilidades dentro de um ecossistema único de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo. 

“O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes e ou afastadas dos centros, que são excluídos da tecnologia e que não tem a oportunidade de acesso a esse universo, além de empoderá-los dentro dessas comunidades. Através de aulas de eletrônica, mecânica, sensores, robótica e programação, eles aprendem e são estimulados a desenvolver soluções para resolver problemas dentro das suas comunidades, sem precisar acionar pessoas de fora ou sair de lá. E o melhor, sendo remunerados com ganhos monetários para ajudarem as suas famílias,” explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

O estado da Bahia foi o berço do Include, onde o projeto possui outros quatro laboratórios em funcionamento. Além destes, o projeto já conta com instalações em Brasília e no Paraná, e está com mais de 100 laboratórios em vias de instalação em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Manaus, Porto Alegre, Santa Catarina, Alagoas e Rondônia. O projeto tem como objetivo final a implementação até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Nenhum comentário