Recentes

Conheça os candidatos eleitos pelo Rio Grande do Norte para ocupar o Senado e a Câmara Federal

Potiguares foram às urnas neste domingo (7) e escolheram novos representantes para os cargos legislativos

Por Kamila Tuenia 

Neste domingo (7), os eleitores potiguares votaram em seus novos representantes para o período 2019-2022 na Câmara Federal e 2019-2026 no Senado. Também foram eleitos os deputados estaduais que irão compor a Assembléia Legislativa e os cargos de Governador(a) e Presidente serão decididos no segundo turno que será no dia 28 de outubro. 

Conheça um pouco dos 8 deputados federais e 2 senadores eleitos pelo povo potiguar. 

SENADO

15 candidatos e 2 vagas. A bancada Norte Rio Grandense do Senado Federal será composta por Capitão Styvenson Valentim e pela Dra. Zenaide Maia, que tiveram 25,7% e 22,6% dos votos, respectivamente. 


Capitão Styvenson (REDE)

Estreante na disputa política, Eann Styvenson Valentim é Policial Militar do Rio Grande do Norte desde 2003, atuando também no Comando de Polícia Rodoviária Estadual onde ficou bastante conhecido por ser rígido na coordenação da Operação Lei Seca, e mais recentemente na área de Segurança Escolar. 

O Senador eleito foi o mais votado para o pleito, tendo 745.827 votos. Ele afirma nas redes sociais que fez uma campanha limpa e popular, sem usar do dinheiro público, e defende que sua falta de experiência política é compensada por sua honestidade. 

Dra. Zenaide (PHS)

Médica formada pela UFRN, antes de entrar de fato na vida política Dra. Zenaide foi Secretária de Saúde do Município de São Gonçalo do Amarante e em 2014 foi eleita Deputada Federal. Na Câmara dos Deputados, Zenaide se destacou pela atuação completamente destoada da dos demais deputados que representavam o Rio Grande do Norte, se posicionando e votando por exemplo, contra a Reforma Trabalhista, contra a Emenda Constitucional 95 e contra o Impeachment contra Dilma Rousseff.

A nova senadora também foi, enquanto Deputada Federal, a única potiguar a estar presente em todas as sessões da câmara, sendo indicada e eleita pelo Prêmio Congresso em Foco como a melhor deputada do RN, sendo relatora da lei de cotas para deficientes nas universidades públicas e destinando emendas para a Saúde e para os IFRNs. 

CÂMARA FEDERAL

A bancada federal do RN mudou, agora 5 novos nomes ocuparão a CF pelo Rio Grande do Norte junto com outros 3 que foram reeleitos. A antes era intitulada “bancada 7x1” tem grandes chances de mudar esse quadro. 


Benes Leocádio (PTC)

Luiz Benes Leocádio é Servidor Público Estadual e foi Prefeito do município de Lages por cinco gestões. Nestas eleições, Benes compôs a coligação de Robinson Faria (PSD) e Geraldo Melo (PSDB) sendo cotado inicialmente para ser vice do atual governador que tentou a reeleição. O deputado federal mais votado do RN foi presidente da Federação dos Municípios do RN, já passou pelo PSDB e MDB, sendo em 2014 apoiador e coordenador da campanha de Henrique Alves - que cumpre atualmente prisão domiciliar por corrupção e fraude - ao governo do estado. 

Natália Bonavides (PT)

Natália Bonavides é Advogada popular formada pela UFRN e militante dos direitos humanos, foi eleita Vereadora de Natal em 2016, se tornando a primeira mulher do PT/RN a ocupar o cargo. Natália constrói um mandato participativo, mantendo diálogo com os movimentos sociais e defendendo pautas como os direitos das mulheres, negros, negras e LGBTs, como também considera cruciais as reformas agrária, tributária e das comunicações cruciais para o Brasil. 

A vereadora realizou durante seus dois anos de mandato diversas audiências públicas e encontros temáticos, seus principais projetos na Câmara dos Vereadores foram o PL do Parto Humanizado, PL Transcidadania e PLs que instituem o Dia Municipal da Mulher Negra e a Semana da Cidadania LGBT. 

Fernando Mineiro (PT)

Fernando Mineiro é biólogo pela UFRN e professor da Rede Estadual de Ensino, foi vereador de Natal e Deputado Estadual do RN por quatro mandatos em ambos os cargos, sendo reeleito com votações expressivas.

Vários eixos norteiam a atuação dos mandatos de Mineiro, como a defesa da educação, dos servidores públicos, dos trabalhadores, da juventude, mulheres e negros. O petista é autor da Lei Djalma Maranhão de incentivo à cultura, da Lei RN sem LGBTfobia que criminaliza a violência contra LGBTS no estado e também é de sua autoria a lei 9.014 que reconhece a propriedade de terras ocupadas por quilombolas. No início do ano, Mineiro articulou a derrubada dos projetos popularmente conhecidos como “Pacote de Maldades” propostos pelo governo Robinson.

João Maia (PR) 

João Maia é Economista pela UFRJ, Servidor Público Federal e foi deputado federal pelo RN por dois mandatos, eleito para o primeiro deles em 2006, sendo coordenador de bancada no período 2011-2014. 

Atualmente compondo a coligação de Robinson Faria, em 2014 João foi candidato a vice-governador de Henrique Alves e é acusado pela Operação Via Ápia de receber propina de uma empresa responsável por parte das obras da BR-101.

Rafael Motta (PSB)

Engenheiro de Produção formado pela UFRN, Rafael Motta é um dos deputados reeleitos para a Câmara Federal. Foi vereador de Natal, sendo autor do projeto que institui a Auto Escola Pública Municipal, já como deputado foi integrante da comissão de Reforma Política, apresentou o PL que proíbe a inauguração de obras inacabadas por gestores federais, e viabilizou o programa Câmara Inclusiva, que dá oportunidades de trabalho para deficientes.

Rafael também votou contra a Reforma Trabalhista, contra a Terceirização, contra o Financiamento privado de campanha e a favor da abertura de processo contra Michel Temer. 

General Girão (PSL)

Também estreante na disputa eleitoral, Eliéser Girão é membro das Forças Armadas, graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras. 

O general atuou como subchefe da Casa Militar da Presidência no governo FHC, foi Secretário de Segurança do RN na gestão Rosalba e atualmente ocupa o mesmo cargo na prefeitura de Mossoró. 

Girão é tido como o candidato de Bolsonaro nas terras potiguares, representando bem suas pautas conservadoras, o deputado eleito diz que se candidatou “para dar governabilidade a Bolsonaro” e acredita na eleição de militares para que a ordem e o progresso sejam resgatados no país. 

Walter Alves (MDB)

Walter Alves é mais um dos deputados federais reeleitos, Administrador e ex-deputado estadual, o filho de Garibaldi Alves votou a favor do impeachment contra Dilma Rousseff, foi a favor da PEC do Teto de Gastos (EC 95) e contra a abertura de investigação contra Michel Temer. 

Walter destinou em seu mandato federal, emendas parlamentares que destinam recursos para a UERN e apresentou projetos de lei que instituem penas mais rígidas para casos de roubo, homicídio e lesão corporal. 

Fábio Faria (PSD)

Administrador pela UnP, o terceiro deputado federal reeleito, Fábio Faria defende principalmente as bandeiras do Turismo e do Esporte, destinou recursos para compra de equipamentos da saúde do RN, é autor da lei que instituiu o bloqueio de sinal telefônico nos presídios e da lei que institui o programa de incentivo a geração de energia por fonte solar. O filho de Robinson Faria votou favorável ao impeachment, a terceirização e a reforma trabalhista e contra a investigação de Michel Temer. 

Suspeito de receber recursos da Odebrecht Ambiental via caixa dois, para sua campanha de reeleição em 2010, Fábio vai agora para o seu 4° mandato na Câmara Federal.

Nenhum comentário